Agatha Christie pode não fazer exatamente parte da cultura nerd, mas definitivamente é pop! E é por isso que fomos assistir a “Assassinato no Expresso do Oriente” , que estreia hoje, dia 30 de novembro, aqui no Brasil. Afinal, quebrar a cabeça é sempre gostoso.

O bigodão do diretor

O diretor Kenneth Branagh aposta alto e assume também o manto de protagonista. O detetive belga Hercule Poirot, com seu TOC de organização (#tendencialealebom) é o sustentáculo da trama, do começo ao fim. Com toques de humor e um bom drama existencial, a única coisa que faltava melhorar nele são os pelos faciais. Uma bela barba ficaria menos artificial.

Na escolha dos planos e movimentos de câmera, Branagh opta por por tomadas longas, numa edição mais lenta e contemplativa. Os enquadramentos também não são tão tradicionais com direito a câmera posicionada de forma a imitar as de vigilância. Noutro, a vista é quase uma reprodução da “Santa Ceia”, o que é bem adequado à história.

Ao contrário da versão de 1974, o diretor  aposta menos no humor e mais no drama. E é exatamente por isso que o elenco não poderia ser nada além de estelar.

A Constelação de “Assassinato no Expresso do Oriente”

Pegue divas como Michelle PfeifferJudi DenchPenélope Cruz, misture com Daisy Ridley (a Rey de Star Wars). Junte Willem DafoeJohnny Deppo ursinho (que também poderia ter mais barba) Josh Gad e o sugar daddy Derek Jacobi.  Prontinho: você já tem uma ideia de quanta gente boa aparece na tela. E o melhor: sem se atropelarem. Mesmo os nomes menos famosos fazem bonito, entregando performances que não destoam do restante do elenco.Daisy Ridley em "Assassinato no Expresso do Oriente"

E não é pra menos: Agatha Christie é conhecida como “A Rainha do Crime” justamente por suas narrativas complexas e surpreendentes, com personagens de peso. O que também é motivo para prestar toda atenção ao filme. Não vá ao banheiro. Não saia pra comprar pipoca. Não cochile de jeito nenhum, por mais que a edição pareça lenta. Perder uma única pista pode ser a diferença entre adorar o filme e ficar boiando, totalmente perdido.

Assassinato no Expresso do Oriente” funciona muito bem, obrigado, pra quem curte um bom mistério com interpretações consistes. O filme estreia hoje, 30/11/2017, e recebe deste bear 4 estrelas (ou woofs!).