WOOF, Berds!

Vamos levar cultura pra esse povo? 😉

A dica de hoje é sobre TOM OF FINLAND,  o famoso artista finlandês que ficou conhecido por suas icônicas imagens homoerõticas hipermasculinizadas. O filme foi escolhido para representar oficialmente a Finlândia na categoria de “Melhor Filme Estrangeiro” do Oscar.

Dirigido por Dome Karukoski, o filme segue Touko Laaksonen, um oficial condecorado, quando ele retorna para a Finlândia depois de lutar pelo seu país na Segunda Guerra Mundial. Mas a vida em tempos de paz prova tão angustiante quanto o tempo nos campos de batalha na Europa. Laaksonen encontra na capital de seu país , Helsinki, uma desenfreada perseguição a homossexuais e vê muitos homens ao seu redor pressionados a casarem-se com mulheres e ter filhos. Touko encontra refúgio em sua arte, desenhos homoeróticos de homens musculosos, sem inibições.

Foi na Califórnia onde ele e seu trabalho foram finalmente abraçados, em meio à revolução sexual dos anos 70. Sua obra – famosa por sua assinatura ‘Tom of Finland’ – tornou-se o emblema de uma geração de homens e provocou as chamas do imaginário gay.

Confira o trailer:

A história de Tom é de amor, coragem e perseverança, refletindo o movimento de libertação homossexual que os seus parafusos revestidos de couro procuravam retratar.


Um aviso importante: o filme estará em cartaz no 19º Festival do Rio na mostra Panorama do Cinema Mundial. O Festival acontece de 5 a 15 de outubro e você confere a programação completa no site oficial.

            

About author View all posts

Marco ByM

Marco ByM se entende por Nerd há mais tempo do que se lembra, embora não seja fã de Star Wars – Vida Longa e Próspera, sorry! E usa o Bear Nerd para unir as duas grandes paixões da sua vida: Nerdices e Ursos.

%d blogueiros gostam disto: