[ATUALIZAÇÃO]

O Close fabulosamente errado não foi do site e sim meu.
Eu errei na abordagem do artigo porque realmente me incomodou da skin do personagem ser afeminado. Como citei no artigo, pra mim pareceu vinda direta dos piores quadros do Zorra Total. Soou como a solução mais fácil para mostrar que se “importa” com a representatividade.

Posso citar outros casos de jogos, como Overwatch, em que a Tracer é lésbica. Dragon Age que possuí diversos personagens gays.

Eu tentei ser empático em pensar se essa skin realmente representava todas as letras da sigla LGBTI e não apenas um G estereotipado. Pois pra mim, se for para ser representado, que seja bem feito. E o meu erro foi achar que não foi.

E eu peço desculpas por isso.

Ou como dar um passo atrás gigantesco na inclusão de personagens LGBTI nos games…

Imagine a cena: o time criativo de SMITE, um MOBA de sucesso resolve criar uma skin (visual) de um de seus campeões visando a inclusão da parcela LGBTI de jogadores. Afinal, representatividade importa, certo? Então, como você acha que o time criativo procedeu?

(  ) a) Conversou com diversos jogadores LGBTI e pegou um feedback bacana

(  ) b) fez um apanhado de estereótipos dignos do Zorra Total com um punhado de memes gays sem contexto

O personagem em questão é esse: Chiron, The Great Teacher

E aqui o vídeo de apresentação dele:

Legal, né? Então, para homenagear o público LGBTI, eles fizeram essa skin, chamada de Fabulous:

A nova skin ainda vem com algumas frases e poses personalizadas, tais como:

  • “ARRASA, BICHA”
  • “Eu não conheço ela”
  • “AIMEODEOS, arrasa”
  • “Isso vai custar caro, gata”
  • “Gata, o que eu tô fazendo??”
  • “Eu gosto dos meus homens como eu gosto do meu sorvete: Gostosos”
  • “Ooh, acho que eu fico melhor de couro”

Sério. Veja o trailer…. É pior do que aparenta:

Sentiu o drama? Fabulous mais parece a junção de todos os estereótipos negativos gays, sob a visão de um hétero (de 13 anos). No final, apenas uma piada.

Representatividade Zero.

About author View all posts

Marco ByM

Marco ByM se entende por Nerd há mais tempo do que se lembra, embora não seja fã de Star Wars – Vida Longa e Próspera, sorry! E usa o Bear Nerd para unir as duas grandes paixões da sua vida: Nerdices e Ursos.

  • Gabriel Ventura

    horroroso, não sei nem o que falar, estereotipado e ridículo.

  • Gibson Ferreira

    Sinto apenas tristeza 🙁

  • Bruno Mamede

    Tem que representar as afeminadas sim, são elas que sofrem o maior preconceito

    • Concordo.
      mas certamente não é sob o ponto de vista de um hetero preconceituoso que elas serão bem representadas. Uma coisa é a apropriação dos estereótipos com o objetivo de promover o empoderamento de um grupo oprimido, mas isso tem que vir DESSE PRÓPRIO GRUPO, né?

      • Bruno Mamede

        Entendo, mas eu não consegui entender o pq de ser tão ofensivo o personagem parecer com um tipo de gay, mesmo eu não fazendo parte do mesmo, talvez eu esteja sendo inocente kkkk

  • Kim Oliveira

    então qquer dizer que ser afeminada é ””’ estereótipo ruim”????

    • Obviamente não.
      Mas é aquela coisa – Quem é o alvo da piada? Se um gay afeminado é um protagonista, um AGENTE, é uma coisa. Se ele é colocado numa peça de entretenimento pras pessoas rirem DELE, aí é outra história, não concorda?

      • Kim Oliveira

        motivo de piada é o minimo, você não gosta de ser representado não ? o seu jeito de ser? eu sou extremamente afeminada eu liguei o foda-se pro ”alvo de piada” e me senti extremamente orgulhosa com representatividade

        • Eu julguei mal por achar que e stava sendo mal representado, Kim.

      • Kim Oliveira

        ninguem é obrigado a esconder sua feminilidade por causa de hetero vim e ficar rindo zzzzz ”ah motivo de piada” serio isso ?

      • Daniel

        Amore, pq você está escondendo o preconceito? Skins são feitas pra fugir da realidade e linha do personagem. E qual o problema de um gay afeminado ser poderoso?
        Saber que tem um personagem assim dentro do jogo dá mais poder ao público LGBTI, eu mesmo me senti vontade de voltar a jogar por saber que a empresa tem coragem de colocar a cara tapa e dizer “Nós apoiamos”

        • Eu peço desculpas, pois foi um erro de interpretação minha.

    • Kim Oliveira

      o ”close fabulosamente errado’ foi desse site isso sim

  • Kim Oliveira

    a heteronormativada ta nervosa

  • Lucas Nascimento

    Que análise podre. É assim que é feita representatividade: sem medo. Não adianta se ocultar sob o véu do ‘ah mas tem héteros que vão rir’. Hts riem de homens que jogam com personagens femininos, riem de quem joga em papeis mais passivos… Hts riem de tudo que for feminino. Então é muito boa a estratégia de jogar uma bichona bem closeira colorida rainha e diva pra dar um choque de realidade. eles vão continuar rindo da bicha closeirona e do ursão malvadão com cara de macho. E tenha certeza que esse tipo de personagem carrega muita visibilidade justamente por ser chocante.

    • Peço desculpas pela análise podre, Lucas.

      • Lucas Nascimento

        Entendi. Pediu desculpas mas o texto continua o mesmo. Kkkk

        • Lucas, não entendi a sua colocação.
          Se você procurar aqui nos comentários eu postei um pedido de desculpas e até postei no próprio artigo em destaque e risquei a parte ofensiva do texto.
          Isso é continuar o mesmo?
          Preferi manter o texto, destacando o meu erro, do que simplesmente tirá-lo.

  • Lufech Menezes Beaverhousen

    Ta, e qual seria a ideia de vocês? Pq eu achei maravilhoso. Tipo um Hecarim Fliperama do LOL. E DEFINITIVAMENTE é tem falado que saem dos meus grupos de amigos. Pra vocês >bears< pode até parecer ruim, já que poderia ser algo do tipo LOL e Graves, gay-masculo, barbudo e peludo. Um outro esteriótipo, não é mesmo?

    Sem contar que o Unicornio é um símbolo gay há tempos. A skin ta maravilhosa! Vocês podem não ter gostado mas tá cheio de Gayzona iguais a mim que amaram demais ( e que falam basicamente tudo que q skin fala). Ou seja, fomos representados de alguma maneira

    • Oi Lufech,
      Eu peço desculpas pelo texto.
      Foi um close errado épico meu.

  • Kim Oliveira

    se você é heteronormativo gosta de se esconder ser ”machinho”’ e não gostar de representatividade afeminada o problema é de vocês, EXTREMAMENTE DECEPCIONADA COM UM SITE DESSE…( e essa é minha deixa, heteronormativo de merda passe bem ^^)

    • Oi Kim,
      Não tenho o que dizer além de pedir desculpas pelo texto.
      O Close errado foi epicamente meu, não do site.

  • Então pessoal,
    O Close fabulosamente errado não foi do site e sim meu.
    Eu errei na abordagem do artigo porque realmente me incomodou da skin do personagem ser afeminado. Como citei no artigo, pra mim pareceu vinda direta dos piores quadros do Zorra Total. Soou como a solução mais fácil para mostrar que se “importa” com a representatividade.

    Posso citar outros casos de jogos, como Overwatch, em que a Tracer é lésbica. Dragon Age que possui. diversos personagens gays.

    Eu tentei ser empático em pensar se essa skin realmente representava todas as letras da sigla LGBTI e não apenas um G estereotipado. Pois pra mim, se for para ser representado, que seja bem feito. E o meu erro foi achar que não foi.

    E eu peço desculpas por isso.

  • Yori Hendrys Adam

    Eu jogo Smite a muito tempo e simplesmente amei a skin, porem ela dividiu a opinião de muitos jogadores “heteros” falando que eram obrigados a comprar uma skin de “viado” para poder ter a recompensa final do tal evento, e achei ridículo, pois é apenas uma skin isso não vai mudar a opção sexual deles,e não achei estereotipado pois eu mesmo me senti representado na skin e gostei da iniciativa da Hirez por ter feito isso.

  • Chaves confuso

    Gente pelo amor… essa skin me lembra os programas de humor dos anos 90 e a forma como os gays eram representados na época. Os efeminados não precisam ser tratados de forma estereotipada para serem representados, só faltou uma escova de cabelo na mão no lugar desse arco. E que diabos são essas frases: “hello daddy?!”, sério???
    Como a gente a diz no Ceará: tá uma presepada.

%d blogueiros gostam disto: