Catarse na Sua Vida: Quadrinhos Queer – por Skript Editora

Mais de 200 páginas e 50 autores em um obra que celebra a produção dos quadrinhos LGBTQ+

Em 2019, a Skript Editora lançou a obra MULHERES & QUADRINHOS, que reuniu várias mulheres profissionais no mercado, como ilustradoras, escritoras, tradutoras, jornalistas, entre outras.Com o sucesso desse projeto, a ampliação desta linha editorial tornou-se cada vez mais importante.

Coletânea Mulheres & Quadrinhos

Por décadas, as histórias em quadrinhos foram estigmatizadas. Frases como “é coisa de criança”, “não é arte” e “é leitura de menino”, “esse tema é universal” foram tão repetidas que alcançaram, para alguns, o falso status de verdade. Mas, essas frases, não retratam a realidade.

Além disso, há um grande esforço em se fazer calar vozes que, historicamente, estiveram presentes nas HQs mas não se enquadram no que alguns acham ser o “padrão”. Algo que fica bem evidente nos ataque às mulheres, aos negros e a comunidade LGBTQ+. Registrar essas vozes é uma das maneiras de se opor ao preconceito.

Neste espírito, a Skript Editora preparou um projeto inédito no Brasil, chamado QUADRINHOS QUEER, que terá artigos, entrevistas, contos e quadrinhos, escritos e desenhados por pessoas livres, sem amarras a gêneros socialmente predefinidos. Porém, este não será um material exclusivo para comunidade LGBTQ+. É uma publicação para todas e todos que amam a nona arte.

O projeto é encabeçado por especialistas de quadrinhos: Ellie Irineu, Gabriela Borges e Guilherme Smee e conta com a lista dos seguintes convidados: Adri A., Aghata Abe, Alice Pereira, Aline Lemos, Aline Zouvi, Anita Costa Prado, Anne Caroline Quiangala, Annima de Matos, Aureliano, Beliza Buzollo, Caio Yo, Camila Abdanur, Carol Ito, Christian Gonzatti, Cora Ottoni, Dandara Palankof, Dani Bolinho, Dani Franck, Dika Araújo, Éff (Fernando de Jesus Caldas), Flávia Borges, Germana Viana, Helô D’Angelo, Ing Lee, Laerte Coutinho, Lalo, Lino Arruda, Lourinaldo Junio, Luiza de Sousa, Luiza Lemos, Manu Cunhas, Marco ByM Veloso, Mário César, Mario Cesar Oliveira, Mauro Sousa, Monique Malcher, Nimbus,
Octavio Cariello, Paulo Floro, Rafael Bastos, Raquel Vitorelo, Renata Nolasco, Sophia Andreazza, Tailor, Yuri Amaral.

O livro contará com artigos científicos, relatos, contos e ilustrações sobre a relação da comunidade LGBTQ+ com a nona arte. Não somente a relação profissional, mas também a sua presença como personagem das histórias em quadrinhos. Será um projeto inédito no Brasil, que servirá de referência para leitores, editores, produtores, jornalistas e pesquisadores.

QUADRINHOS QUEER terá o formato de 16 x 23cm, com capa de alta gramatura, miolo em preto e branco em papel offset com lançamento ocorrerá na POC CON em junho de 2020.

Comenta aí, berd!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.