Sobre

Gordos, Nerds… e Gays

“Muito mais que um corpinho bonito” … É assim que se define o Bear Nerd, um site de cultura pop focado para a porção da comunidade LGBT conhecida como ursos – gays caracterizados como homens gordos, peludos e barbudos. O site, criado em 2010, surgiu da necessidade de um espaço onde os nerds gays pudessem falar dos seus assuntos favoritos (jogos, séries, filmes, animes), sob uma ótica ursina.

O site foi idealizado pelo carioca Marco “ByM” Veloso como um espaço sobre arte gay focada nos ursos. Entretanto, ao se perceber as semelhanças entre os gostos da maioria dos ursos que conhecia, o enfoque do site mudou. O brasiliense James Figueiredo passou a integrar a equipe editorial como coeditor, e o Bear Nerd adotou a configuração atual.

Havia também uma preocupação em não ser apenas “mais um site gay de ursos”, dos quais há inúmeros pela internet, geralmente com foco no apelo sexual. O Bear Nerd é um site mais focado nas outras áreas de interesse dos ursos nerds, um espaço de convivência onde nerds gays, particularmente ursos, se sintam confortáveis em compartilhar seus hobbies e interesses nérdicos sem precisar manter sua orientação sexual numa “caixinha separada”. Mesmo nerds heterossexuais encontraram no site matérias de assuntos de interesse.

Além de notícias sobre o mundo nerd, o site também publica quadrinhos nacionais e estrangeiros com temáticas ursinas, como “Bear With Me”, do americano Bruin, “Que Horror, Despertei com um Caçador”, do argentino Rubem Gaúna, “Bearton City – The Tinkerbell”, do espanhol Daniel Mainé, “Breakfast Included”, dos americanos John Adams & William Brown e “Arthur & Lucas”, do próprio Marco ByM. Com a intenção de divulgar e popularizar autores ursos e suas histórias, o Bear Nerd está sempre à procura de novos quadrinhos para publicação, e tem planos de publicar regularmente uma linha própria de HQs.

O Bear Nerd também possui uma série de colunas fixas: Mangá Bear (fala de quadrinhos e desenhos animados japoneses), James Lê as Lendas (sobre histórias do Batman), O Que Eu Ando (rodada quinzenal de recomendações, feitas pela equipe do site, de livros, filmes, HQs, músicas e jogos), Pequenos Homens de Plástico (onde o colaborador Alê Bl faz um review quinzenal de action figures), Oi, James (coluna de opinião do editor James Figueiredo), Apresentando o Jogo (coluna do colaborador Snow, sobre videogames e jogos de computador) e Can I Get a Woof? (Onde a equipe apresenta algum vídeo de interesse ursino). O site conta ainda o “Post do Leitor”, com um espaço para que os leitores contribuam com o próprio conteúdo, como matérias, entrevistas e textos.

Também há o BN Cast, podcast onde os membros da equipe e convidados conversam sobre diversos assuntos, desde World of Warcraft até a história de como eles ‘saíram do armário’.

site: www.bearnerd.com.br
Twitter: @bearnerdbr
Facebook: http://www.facebook.com/BearNerd.com.br
E-mail: contato@bearnerd.com.br