Barrigas & Pelos – Introdução e Personagens (Raças e Classes)

Jogando RPG com Ursos

A união de três paixões…

Desde muito jovem eu sempre gostei de jogar RPG. Digo a todos que é a minha segunda paixão (a primeira é desenhar e a terceira são os Ursos). Naquela época, há uns cinquenta quilos atrás, jogar com um personagem gay era alvo impensável. Tirando a chacota dos companheiros de aventura, quando o grupo encontrava algum personagem LGBTI, ou eram homens interpretando uma lésbica ou um gay super estereotipado.

Tempos depois, descobri o mundo dos ursos (a terceira paixão em minha vida). E a primeira coisa que percebi em contato com as diversas classificações e nomenclaturas é que mais parecia um sistema de RPG. Então, através de um exercício de imaginação, apresento uma versão dos Ursos inspirada no famoso RPG Dungeons & Dragons, que aqui ganhou o nome de Barrigas & Pelos.

Como o texto é um pouco longo, eu dividi algumas partes em tópicos para facilitar a sua navegação. Além disso, o material não está completo, mas futuramente prometo organizar tudo direitinho.

Se você não sabe o que é RPG, clique aqui
Se você não sabe o que são ursos (sério?), clique aqui

Personagens

Como o nome diz, é nessa parte que vamos falar sobre o seu personagem. É na planilha onde vamos anotar todas as características físicas, poderes, habilidades, armas e objetos que ele carrega/usa.

Barrigas & Pelos não possuí um sistema definido, mas usaremos aqui um sistema simples de atributos, caso não queira adaptar o cenário para outro sistema.

Clique aqui para ver a definição dos atributos

Os atributos são definidos por níveis e de acordo com esses níveis você pode ganhar bônus ou penalidades como modificadores em certas ações. A seguir uma tabela com os níveis de atributos:

Para definir o nível dos seus atributos, você rola 2d6 (dois dados de seis faces) para cada atributo de seu personagem. Mais adiante vamos mostrar um exemplo prático de construção de personagem.

Raças e Classes

Classes

Classes representam a profissão do seu personagem e o estilo de vida que ele segue. Cada classe possuí uma habilidade especial. Em Barrigas & Pelos, temos quatro tipos de classes: Tanque, Dano Direto, Dano à Distância e Suporte. Algumas profissões podem se encaixar em mais de uma classe, como por exemplo, os guerreiros, que podem tanto pertencer a classe Tanque quanto a de Dano Direto.

Tanque

Um personagem Tanque é aquele que é o primeiro a bater e o último a cair. No combate, é especializado em causar grande quantidade de dano e também de resistir a grandes quantidades de dano, priorizando os atributos físicos. Personagens Tanques geralmente são exímios guerreiros e bárbaros.

Dano Direto

Personagens que causam Dano Direto são especialistas no combate corpo-a-corpo. Entre as profissões mais comum entre os personagens de Dano Direto estão guerreiros, monges e ladinos.

Dano à Distância

Como o nome sugere, personagens que causam Dano à Distância, são especialistas em ataques não-diretos. Nessa classe se encaixam os magos e caçadores.

Suporte

Personagens de Suporte são necessários para manter o resto da equipe de pé. Sejam com suas canções ou com suas magias de cura. Nessa classe se encaixam magos, clérigos, xamãs e bardos.

Os Tipos de Ursos

Para começar, encaramos os tipos ursinos como se fossem as “raças” do sistema. A partir daí são definidos os bônus nos atributos e vantagens de cada tipo e as melhores classes usadas por eles. Apesar de certas raças sugerirem certas classes, você é livre para escolher a que mais lhe agradar.

Outro ponto importante é a etnia do personagem. O fato de uma pessoa escolher jogar com um Urso, por exemplo, não impede que o personagem seja branco, negro, oriental, etc. Essa escolha fica a cargo do jogador. Isso explica o porquê de não ter “raças” inspiradas em outro tipos de ursos como o Black Bear (ursos negros) e o Panda Bear (ursos orientais).

Para ver as características de cada raça é so clicar no nome abaixo, ok?

Urso
Lobo (ou Lontra)
Chaser
Grizzly (ou Muscle Bear)
Polar
Chubby
Navegação<< Barrigas & Pelos, um RPG de Ursos  ---  Barrigas & Pelos – Habilidades e Subclasses >>

About author View all posts

Marco ByM

Marco ByM se entende por Nerd há mais tempo do que se lembra, embora não seja fã de Star Wars – Vida Longa e Próspera, sorry! E usa o Bear Nerd para unir as duas grandes paixões da sua vida: Nerdices e Ursos.