Vantagens

Vantagens e desvantagens são complementos que você pode comprar na construção do seu personagem, tornando-os mais interessantes e complexos. As vantagens estão separadas por três níveis (1, 2 e 3, respectivamente). Na criação do seu personagem, você pode escolher três vantagens de nível 1, ou uma de nível 1 e uma de nível 2 ou uma vantagem de nível 3. As desvantagens possuem o mesmo esquema. Só que ao adquirir uma desvantagem de nível 1, por exemplo, você ganha o direito de escolher uma nova vantagem de nível 1.

Lembrando que algumas vantagens são restritas a algumas raças, classes e subclasses.

Lista de Vantagens

Aliados (nível 2)

Restrições: nenhuma

Você possui pessoas que podem contar em situações difíceis. Você deve conversar com o mestre sobre os seus aliados. Lembrando que nem sempre eles estarão por perto para te ajudar sempre e que às vezes é ele que te pedirá ajuda.


Ambidestria (nível 1)

Restrições: nenhuma

Seu personagem consegue usar a mão esquerda com a mesma eficiência da direita (se o seu personagem for canhoto, inverta a ordem). Com essa vantagem. o seu personagem está apto a usar duas armas ao mesmo tempo. Um personagem sem essa vantagem tem um redutor de -4 em ações com a mão não-destra.


Amor verdadeiro (nível 2)

Restrições: nenhuma

Você possui alguém ou alguma coisa que lhe dá sentido a vida, pelo qual você seria capaz de morrer. Pode ser um homem, mulher,  parente, animal, lugar, entidade ou algo. Esse amor pode lhe servir para resistir a uma tentação desesperadora ou até mesmo da morte certa, influenciando positivamente em testes de vontade ou resistência (a critério do mestre). Um dos problemas do amor verdadeiro é que o isso deixa o personagem vulnerável, pois podem usar esse sentimento contra você.

Um detalhe importante: o fato de você possuir essa característica não quer dizer que o alvo do seu amor obrigatoriamente retribua o sentimento


Anão (nível 1)

Restrições: nenhuma

Você descende da sociedade dos anões, possuindo as características e vantagens desse povo. Os anões possuem altura entre 1,20m e 1,50m. Os anões possuem uma resistência maior do que a das outras raças, de modo que o personagem que escolhe essa vantagem recebe +1 ponto em seu atributo CONstituição.


Barba Épica (nível 1)

Restrições: Chaser não podem ter essa vantagem

A sua barba chama a atenção por onde quer que você passe. Personagens com essa vantagem podem rolar um dado a mais em qualquer teste que envolva o atributo CARisma. Porém, esse bônus desaparece caso você (ou alguém) raspe a sua barba.


Beleza (nível 1)

Restrições: nenhuma

Você chama a atenção por onde passa. Personagens com essa vantagem ganham um bônus de +1 no resultado de testes que envolvam o atributo carisma.


Boa reputação (nível 1)

Restrições: nenhuma

Através de suas ações, você é bem visto pela sociedade. Todos os seus testes envolvendo interações sociais tem um bônus de +1 no resultado dos dados.


Borogodó (nível 2)

Restrições: nenhuma

Você manda bem na hora H. É conhecido como o garanhão e seu desempenho é quase lendário. Você ganha um redutor de -2 na dificuldade em testes envolvendo carisma e sedução.


Código de Honra (nível 2)

Restrições: nenhuma

Conjunto de preceitos e regras no qual o personagem acredita piamente e não abre mão por nada. Pode ser um código próprio ou institucional (familiar, religioso, político, tribal). O personagem torna-se mais resistente a poderem que tentem obrigá-lo a quebrar seu código de honra, recebendo um bônus em testes de vontade (de acordo com o mestre), para poder resistir. O mestre deve exigir que o personagem especifique o código de honra antes de aceitar o personagem na história.


Conexão Mística (nível 2)

Restrições: clérigos, magos e xamãs

Seu personagem possui uma conexão mais aprofundada com a magia do mundo (no caso dos clérigos, com o seu deus). personagens com essa vantagem tem um redutor de -2 na dificuldade em testes que envolvam o atributo MAGia.


Contatos (nível 2)

Restrições: nenhuma

Você tem uma rede de informações e trocas de favores a seu dispor. Não vá confundi-los com aliados. Você pode usar um aliado como contato, mas não o contrário. Você deve conversar com o mestre sobre os seus contatos.


Dádiva do Grande Urso Guerreiro (nível 3)

Restrições: essa vantagem pode ser adquirida apenas por personagens da classe Tanque

O seu personagem possui um pacto com espirito do Grande Urso Guerreiro, que lhe concedeu um dom físico sobre-humano. Você pode rolar mais um D6 e somar esse valor a algum atributo físico do seu personagem, mesmo que ele chegue ao nível divino. A maior prova dessa pacto são tatuagens azuis que você possui em seu corpo.


Duro na Queda (nível 2)

Restrições: personagens de dano direto

Como a vantagem diz, você é difícil de derrubar. Você tem um bônus de +2 em testes que envolvam o atributo CONstituição.


Elfo (nível 1)

Restrições: nenhuma

Você descende da sociedade dos elfos, possuindo as características e vantagens desse povo. Os anões possuem altura entre 1,60m e 1,90m. Os elfos possuem uma conexão mística maior do que a das outras raças, de modo que o personagem que escolhe essa vantagem recebe +1 ponto em seu atributo MAGia.


Gigante (nível 2)

Restrições: nenhuma

O seu personagem é maior em relação aos da sua raça, tanto em altura quanto em largura (no caso de Ursos, Grizzlys, Polares e Chubbies). Apesar de ganhar penalidades em tentativas de se manter furtivo (-2 no resultado dos testes), você ganha um bônus +2 nos resultados de testes envolvendo intimidação.


Hibernação (nível 3)

Restrições: Caçador, Monge e Xamã

Sua conexão com o mundo é tão grande que você pode entrar num estado de meditação profunda, semelhante a hibernação dos ursos no inverno. A sua atividade metabólica corporal diminui drasticamente, fazendo o corpo entrar em um estado de entorpecimento que pode durar meses.

Esse estado pode ser autoimposto pelo personagem, independente da época do ano. Durante a hibernação o personagem não está a par do que acontece em seu redor, tornando-se vulnerável a ataques, porém irá regenerar os seus pontos de vida até o máximo. No caso dos caçadores, é comum o seu companheiro animal hibernar junto com ele.

O mínimo que um personagem fica em estado de hibernação é de duas semanas.


Imunidade (nível 2)

Restrições: nenhuma

Seu personagem possui uma resistência à doenças e venenos acima da média. Você ganha um bônus de +2 no resultado de testes de resistência que envolvam doenças e venenos.


Jack of all trades (nível 3)

Restrições: nenhuma

O seu personagem é um sabe-tudo. possui uma base de conhecimento para todas as coisas. Apesar de não ser mestre em nenhuma. Você tem um redutor de -1 em testes de qualquer habilidade.


Licantropo (nível 3)

Restrições: Nenhuma

O seu personagem é abençoado/amaldiçoado com a habilidade de se transformar num homem-fera. No mundo de Barrigas & Pelos, os mais conhecidos são os lobisomens e homens-ursos (werebears). Quando um licantropo morde uma pessoa (e ela sobrevive), existem uma chance de 1/100 dela tornar-se um licantropo.

Os personagens licantropos possuem duas formas além da humana: a animal, que aparenta ser uma versão maior do animal escolhido; e a forma feral, uma forma híbrida antropomórfica. Uma maneira de reconhecer um licantropo é que em algumas situações, os seus globos oculares tornam-se negros e suas pupilas tornam-se brancas.

Os lobisomens ganham um bônus de um 1d6 nas suas jogadas que envolvam destreza e força. Já os homens-ursos ganham 1d6 em suas jogadas envolvendo força e constituição. Ambos ganham bônus em seus sentidos, ganhando +2 em testes envolvendo olfato e audição. Além de regenerarem 1d6 após o combate, desde que esteja na forma feral. Os personagens podem mudar na hora que quiserem, mas certas situações como estresse e excitação podem forçar a transformação.

Entre as desvantagens de se ser um licantropo, está a Lua Vermelha. Uma vez por mês, os licantropos cedem a fúria de Lunnis, a deusa Lua, e entram num estado de fúria incontrolável. Normalmente os licantropos se trancam em locais seguros até o amanhecer e essa fúria passar. A segunda maneira da fúria da Lua Vermelha passar é fazendo sexo, de preferência com outro metamorfo (ou humano, se ele sobreviver).

Outro fator interessante é que armas ou objetos feitos de prata causam um dano maior a licantropos, somando-se +2 ao dano final no ataque a essas criaturas.


Memória Fotográfica (nível 3)

Restrições: nenhuma

Você possui uma memória primorosa, lembrando de texto, imagens e situações. O jogador pode pedir ao mestre que lhe refresque a memória sobre algo que tenha visto, mas é sempre recomendável que o jogador faça anotações. O lado ruim de se ter essa vantagem é que você se lembra das coisas boas e ruins que aconteceram com os eu personagem.


Orc (nível 1)

Restrições: nenhuma

Você descende do povo Orc, possuindo as características e vantagens desse povo. Possuem altura entre 1,80m e 2,20m. Os Orcs estão entre a raça mais forte e intimidadora de todas, de modo que o personagem que escolhe essa vantagem recebe +1 ponto em seu atributo FORça.


Reflexos de combate (nível 1)

Restrições: nenhuma

Seu personagem responde rapidamente a estímulos físicos, ganhando um bônus de +1 em testes de iniciativa.


Sorte (nível 3)

Restrições: nenhuma

Seu personagem caiu nas graças da deusa Lady Murphy com a dádiva da sorte. Nas aventuras funciona da seguinte maneira: se uma pessoa tem 50% de chances de uma coisa boa acontecer, com você essa porcentagem é de 75%. Fora isso que rolamentos cujo resultado sejam 3 ou 4 não representam falhas críticas (mas ainda são falhas, mesmo assim).

Desvantagens

Desvantagens são opcionais, mas lembrando que são elas que dão uma certa tridimensionalidade aos seus personagens. O esquema é semelhante ao das vantagens: elas estão separadas por três níveis (1, 2 e 3, respectivamente). Na criação do seu personagem, você pode escolher três desvantagens de nível 1, ou uma de nível 1 e uma de nível 2 ou uma desvantagem de nível 3. Só que, por exemplo, ao adquirir uma desvantagem de nível 1, você ganha o direito de escolher uma nova vantagem de nível 1 e assim por diante. Alguns jogadores, para complementar o seu personagem, podem pegar quantas desvantagens quiser, mas não poderá adquirir mais do que três pontos de bônus para comprar novas vantagens.

Lista de Desvantagens

Azar (nível 3)

Restrições: nenhuma

Seu personagem foi amaldiçoada pela própria Lady Murphy com um azar eterno. As chances sempre são maiores de algo dar errado para você.Nas aventuras funciona da seguinte maneira: se uma pessoa tem 50% de chances de uma coisa ruim acontecer, com você essa porcentagem é de 75%. Fora isso que rolamentos cujo resultado sejam 17 ou 18 não representam sucessos absolutos.


Dependentes (nível 1)

Restrições: nenhuma

Algumas pessoas dependem de você para viver. Pode ser um filho, um companheiro doente, seus pais, seu melhor amigo, pessoas que você ajuda. Você possui um senso de responsabilidade para com os seus dependentes. Em jogo, você pode precisar adaptar os seus planos para ajudar seus dependentes. Você deve conversar com mestre sobre a quantidade ou a importância dos seus dependentes.


Estigma (nível 1)

Restrições: nenhuma
Uma cicatriz, uma tatuagem, um sinal, tom de pele, cor do olhos ou cabelos, etc. qualquer coisa que leve os que estão aos eu redor a ficarem receosos quanto ao personagem, e que o torne facilmente reconhecido. Afetar as mais diferentes habilidades e testes de atributos, a cargo do mestre.


Fetiche (nível 2)

Restrições: clérigos, magos e xamãs

Você utiliza um objeto como um canal para a execução das suas magias/rituais. Pode ser uma varinha, um cajado, uma espada, maça, relógio. Sem esse objeto você até consegue usar os seus poderes místicos, mas com um redutor de -2 no seu atributo MAGia. Lembrando que esse objeto pode ser roubado, perdido e até quebrado. O Fetiche pode ser substituído, mas nesse caso, o personagem fica por um tempo com um redutor de -1 no atributo MAGia até se acostumar com o novo fetiche.


Fobia (nível 1)

Restrições: nenhuma

Você possui um medo irracional de algo específico, como altura (acrofobia), aranhas (aracnofobia) ou de lugares fechados (claustrofobia). Você pode adquirir mais de uma fobia (cada uma conta como uma desvantagem). A intensidade do seu medo deve ser decidida por você, com o aval do mestre de jogo. Podendo ser uma fobia leve, chamada de hipofobia. A primeira reação é de medo, mas o personagem pode se controlar no momento seguinte. Num nível mais severo, o personagem terá que vencer um teste de vontade para conseguir ignorar o medo e seguir. Em um caso mais grave, é pânico total e talvez histérico, não deixando o personagem agir.


Inimigo (nível 2)

Restrições: nenhuma

Você é perseguido por uma ou mais pessoas, que busca vingança contra você. Volta e meia em suas aventuras ele aparece para atrapalhar os seus planos.


Limitações especiais (nível 2)

Restrições: nenhuma

Alguma parte de seu corpo não funciona bem, ou simplesmente não funciona, ou não existe. Você sofre um redutor de no mínimo -2 no resultado dos dados, dependendo da situação.

  • Braço – um de seus braços não funciona direito, ou não existe devido a um acidente ou devido a alguma doença de infância não tratada. Afeta diretamente os testes que envolvam o braço em específico.
  • Cegueira – seu personagem não possui o sentido da visão. Essa desvantagem afeta diretamente os testes que envolvam percepção e DEStreza.
  • Mão – uma de suas mãos não funciona direito, ou não existe devido a um acidente ou de nascimento. Afeta diretamente os testes que envolvam a mão em específico.
  • Mudo – seu personagem não fala, afetando todos os testes que envolvam socialização. O fato de uma pessoa ser muda, não significa que ela seja surda. Caso você queira que o seu personagem seja surdo-mudo, adquira a desvantagem duas vezes
  • – um de seus pés não funciona direito, ou não existe devido a um acidente ou de nascimento. Afeta diretamente os testes que envolvam o pé em específico e o equilíbrio, além do deslocamento.
  • Perna – uma de suas pernas não funciona direito, ou não existe devido a um acidente ou devido a uma doença não tratada na infância. Afeta diretamente os testes que envolvam a perna em específico e o equilíbrio, além do deslocamento.
  • Paralisia parcial – devido a um acidente ou uma doença não tratada na infância, o personagem sofre de paralisia parcial do corpo, afetando um braço e uma perna, junto com a mão e o pé correspondentes. Seu deslocamento é deduzido a metade e é impraticável nadar ou correr. Afeta também os testes de coordenação motora e de DEStreza.
  • Paraplégico – o personagem está paralisado da cintura para baixo. Só se locomove por cadeira de rodas, e com a metade da capacidade de deslocamento, além de afetarem quase todos os testes que envolvam DEStreza.
  • Surdez – seu personagem não possui o sentido da audição. Essa desvantagem afeta diretamente os testes que envolvam percepção. O fato de uma pessoa ser surda, não significa que ela seja muda. Caso você queira que o seu personagem seja surdo-mudo, adquira a desvantagem duas vezes

Má reputação (nível 1)

Restrições: nenhuma

Você pertence a um grupo que é visto com antipatia pela sociedade. Ou simplesmente conseguiu isso por suas próprias ações. Todos os seus testes envolvendo interações sociais tem um penalidade de -1 no resultado dos dados.


Segredo Sombrio (nível 1)

Restrições: nenhuma

Você possui um segredo que, se descoberto, pode por em risco o seu personagem e as pessoas a sua volta. Você pode ser perseguido por uma seita, ter sido um grande assassino que se arrependeu. Você deve conversar e desenvolver esse segredo com o mestre. Em Barrigas & Pelos, esconder a sua sexualidade não consta como um segredo sombrio.


Timidez (nível 1)

Restrições: nenhuma

Você tem dificuldade de se expressar, principalmente em público. Afeta diretamente as relações sociais. Dependendo da situação você recebe um mínimo de penalidade de -1 nos resultados de testes que envolvam alguma interação social.


Vingança (nível 2)

Restrições: nenhuma

Você quer se vingar de uma ou mais pessoas que te prejudicaram no passado. E esse sentimento de vingança é que o motiva a viver. Numa situação em que você tenha que se desviar do seu foco de vingança, você deve fazer um teste de vontade com um redutor de -3 no resultado dos dados. Você deve conversar com o mestre sobre os motivos da sua vingança.


Voto (nível 2)

Restrições: nenhuma

Você segue uma regra, preceito ou promessa. Em geral significa não fazer algo que goste muito, como beber, sexo, comer carne, etc. ou fazer algo que deteste, como cuidar de crianças, dar dinheiro aos necessitados. Seja lá o que for, caso seja quebrado gerará um enorme complexo de culpa, ou coisa pior, como ser caçado por um seita.


Voto religioso (nível 3)

Restrições: magos, clérigos e xamãs

Você fez uma promessa em troca de alguma concessão mágica ou espiritual. Influenciando diretamente em seus feitiços e rituais. O jogador deve especificar com o mestre como será esse voto religioso. Um personagem que quebre o voto religioso poder perder parte de seus poderes por um tempo ou pelo resto da vida dependendo da gravidade. O mestre que decidirá quando e por quanto tempo a desvantagem afeta seus atributos e magia.

Navegação<< Barrigas & Pelos – Habilidades e Subclasses  ---  Barrigas & Pelos – Magia >>

About author View all posts

Marco ByM

Marco ByM se entende por Nerd há mais tempo do que se lembra, embora não seja fã de Star Wars – Vida Longa e Próspera, sorry! E usa o Bear Nerd para unir as duas grandes paixões da sua vida: Nerdices e Ursos.