“COCKBALLSASS TITTY TITTY TITTY FUUUUUUCK!”

Alô, você!

Quem vos escreve é James Figueiredo – designer gráfico, ilustrador, nerd nível ômega e colunista de HQs aqui do Bearnerd.

O título desse artigo é uma das (impagáveis) falas da tira “Blur the Lines”, publicada online duas vezes por semana pelo cartunista Bob Kusiak.

De acordo com a descrição do próprio, “E você fosse pago pra fazer o que ama? É uma pergunta excelente, que me deixou em claro por muitas noites. Mas, o que, você pode perguntar, o Bob ama?…Desenhar quadrinhos e fazer sexo com homens. Por que não juntar essas duas coisas numa aliança bizarra pra criar o trabalho dos sonhos…Uma webcomic gay?”

A tira gira em torno das aventuras (sexuais, geralmente) de Rick e Drew, um casal de ursos com uma relação bastante aberta, e uma atitude muito sarcástica, e divertida, em relação ao sexo. Conforme o próprio autor comenta, a tira é um veículo pras suas opiniões e, apesar do sexo ser o assunto em primeiro plano, vários temas são abordados paralelamente.

Rick e Drew

Rick é o porralouca do casal – Ele é o cara que está SEMPRE disposto a atacar um ursão gostoso, ou a tentar algum fetiche novo, e são dele as tiradas mais absurdas e engraçadas da série. E são MUITO absurdas, ele ataca mesmo! Drew também é aventureiro, mas ele geralmente tem aquela função de escada (ironicamente chamado de straight man, em inglês) para as maluquices do namorado. É Drew quem tem que arcar com a falta de noção de Rick, enfrentando vexames e situações extremamente incômodas no decorrer da tira.

A arte de Kusiak é muito, muito eficiente – Os traços são simples, mas muito expressivos, é é notável a evolução do autor como desenhista ao longo da série. As expressões faciais dos personagens são invejavelmente eficazes, e o humor da tira se apoia enormemente na “comédia física” executada por seus “atores”.

Mas o texto de Bob Kusiak também é muito bom – Os diálogos são inusitados, engraçados e a maneira como seus personagens lidam com as situações é deliciosamente amoral e fora dos padrões heteronormativos tão retratados nos casais da ficção.

Você pode não concordar com as atitudes deles (aliás, isso é quase certo) mas, sem dúvida, vai se divertir muito enquanto estiver discordando.

About author View all posts

James Figueiredo

Designer gráfico de dia, editor do Bear Nerd à noite, nerd 24 horas por dia. Urso, barbudo, gordo. Rabugento, impaciente, sonolento.