Ursos nos Games – Raiden/Big Bear

Hoje eu começo uma série de artigos em que eu pego um personagem de um jogo, preferencialmente de luta, que tenha alguma identificação com o estereótipo ursino e conto um pouco sobre a história e evolução dele. Nesse primeiro artigo escolhi um velho conhecido dos fliperamas: Raiden, também conhecido como Big Bear.

O personagem apareceu pela primeira vez com o nome Raiden no primeiro Fatal Fury, em 1991. Ele era um dos capangas do chefão de SouthTown, Geese Howard, responsável pela morte do pai do irmãos Terry e Andy Bogard – os heróis do jogo que, junto com seu amigo Joe Higashi, vão em busca de vingança.

Raiden era o estereótipo do lutador grande de wrestling, mais parecendo um grande luchador, de máscara e tudo. Em 1992, saia Fatal Fury 2 e Raiden voltava com um novo visual, sem máscara e com barba, muito parecido com o wrestler Big Van Vader, e adotando o codinome de Big Bear. Nessa versão o personagem ganhou mais personalidade, novos golpes. O seu cenário era em um vale na Austrália onde um bando se reunia em volta do seu caminhão escrito “Big Bear” com um símbolo e cores muito parecidos com as da comunidade ursina, olhem só:

Curiosamente, no ano seguinte, quando saiu Fatal Fury Special, o “Big Bear” no caminhão foi trocado por um “Special”, mas a pata ursina se manteve:

Big Bear retornaria apenas em 1998, novamente sob a alcunha de Raiden em Fatal Fury Wild Ambition, uma tentativa 3D do jogo que apesar da abertura legal (para a época) tinha uma jogabilidade horrível. A história desse jogo se passa entre o Fatal Fury 1 e 2 e no seu final Raiden abandonava a máscara e se tornava Big Bear. Em 2000, estreava Capcom vs SNK, considerado o encontro de século dos jogos de luta. Raiden volta, com um visual muito parecido com o Wild Ambition e faz presença como rival de Zangief.

Final do Raiden no Fatal Fury Wild Ambition

A encarnação mais recente do personagem foi em King of Fighters XII, com um novo visual, sem barba. Mas, existe a opção de pegar o visual clássico barbudo de Fatal Fury 2.
Fiquem com o vídeo com os combos do personagem:

Combos e mais combos…

Abaixo, uma galeria do personagem:

                  

About author View all posts

Marco ByM

Marco ByM se entende por Nerd há mais tempo do que se lembra, embora não seja fã de Star Wars – Vida Longa e Próspera, sorry! E usa o Bear Nerd para unir as duas grandes paixões da sua vida: Nerdices e Ursos.

  • OI, eu joguei muito com ele em Kof XII, e espero ansioso pela continuação (gosto muito do visual dele neste game). Das ilustrações gosto do traço dele em Capcom vs Snk, um belo urso! Woof!

  • Drai Lig

    Este é o único urso oficial nos jogos, digo, gay bear. Até o símbolo no caminhão em Fatal Fury 2 tem. Engraçado que eu jogava isso muito no Neo Geo e não fazia idéia que um dia seria referência.